terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

VAMOS LER UM LIVRO?

Parte inicial rascunhada dia 21/12/2005

É incrível que apenas aos 24 anos de idade eu tenha despertado o interesse em ler livros. Não sei porque isso não aconteceu antes.Então, vamos rever o que aconteceu desde o principio.
Até a 8º série eu li os Livros convencionais os quais todo adolescente deve ter lido na escola, tipo "A Ilha perdida", "Mina Encantada", "Robson Cruzué" e outros do mesmo porte.
Mas por que eu li?
Essa resposta é fácil, por que tinha que fazer prova. Pronto, já identifiquei uma falha em minha educação, fui obrigado a ler, isso já é bom motivo pra ver a leitura como uma coisa chata.
Tudo bem, vamos pro ensino médio, talvez a coisa tenha sido melhor.
Ensino Médio Técnico, foi isso que eu fiz, Técnico em Eletrotécnica, ninguém me obrigou a ler nada, mas também nem pediu com carinho =). Nem por iniciativa própria eu não li nada.
Sobrou pro cursinho, no cursinho você precisa ler, não é verdade? Afinal eu tenho que saber pelo menos os detalhes de uns 8 livros básicos dos vestibulares, ou seja, se quero passar tenho que ler. Olha a obrigação de novo, aliada a falta de tempo que todo vestibulando tem, nessa correria o máximo que eu li foi um Livro dos Livros, legal né? É um livro com os resumos dos outros livros. Em resumo, li um pra deixar de ler 8 e na verdade não li nenhum, saca?
Na faculdade poderia ser diferente, mas cursando Engenharia todos os livros tem fórmulas e contas a fazer.

Dei uma pequena volta pra chegar na falha de nossa educação, desde o principio errada, não te ensinaram a ler e não te ensinaram coisa nenhuma. Muitas vezes já ouvi as piadas de pesquisas feitas nos Estados Unidos onde os alunos não sabem nada sobre o resto do mundo, algo c0mo achar que o Brasil fica na Ásia ou algo pior, engraçado isso, não? E isso não foi empecilho nenhum pra eles dominarem o mundo economicamente, militarmente e culturalmente. Enquanto isso continuamos aprendendo a Capital de todos os paises do mundo, aprendemos todos os relevos e vegetações do nosso país e muitas vezes nunca nem saímos de nossa região, sabemos datas e mais datas,aliás , não sabemos, soubemos no dia da prova mas hoje já estão esquecidas.

Parte escrita hoje

Se quisermos ser diferentes um dia, temos que começar pela educação. Já estamos, aparentemente, indo em um caminho melhor, agora a pré-escola virou primeira série e os alunos ficam mais tempo na escola. Nada de cotas, agora sim estamos tratando o problema na raiz.

Seria lindo se eu não me lembrasse agora do que estou passando na Universidade Estadual.
Imagine o pré virando primeira série e os alunos ficando mais tempo na Escola. Para onde iram os alunos que estudavam no período da tarde, pois agora os alunos ficaram na escola em tempo integral? Isso pode causar um aumento no numero de alunos num mesmo período, e ai, novas salas seriam construídas? E os professores teriam mais alunos dificultando o seu trabalho, mas e o seu salário foi aumentado por isso? As escolas estão estruturadas desde o prédio quanto ao numero de funcionários necessários agora? E o material didático também foi reestruturado para ensinar mais e melhor?

Alguém tem respostas?
PS: É claro algumas pessoas passaram pela mesma situação, porém isso não as impediu de serem leitores

Nenhum comentário: